Dia da Indústria: um setor que produz desenvolvimento

Onde tem Indústria tem emprego, renda e desenvolvimento. Para as homenagens do Dia da Indústria, 25 de Maio, a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) lembra que o setor apoia a economia verde, investe nas novas tecnologias e avança para o futuro. Esta é a principal mensagem da campanha publicitária que a entidade representativa da Indústria alagoana acaba de lançar.

Este ano é especial para o setor em Alagoas, porque também marca os 45 anos da Casa da Indústria. Ela foi inaugurada em julho de 1979, na gestão do então presidente da Federação das Indústrias, Napoleão Barbosa, que hoje dá nome ao edifício localizado na Avenida Fernandes Lima.

As comemorações serão marcadas pela Fiea com a campanha que mostra o importante papel do setor na promoção do desenvolvimento sustentável. E ainda pela Jornada da Indústria, uma série de painéis, palestras, cursos e workshops que terá início em junho próximo.

A programação foi apresentada a representantes do setor produtivo e do poder público pelo presidente da Fiea, empresário José Carlos Lyra de Andrade, durante um almoço realizado no último dia 13, para convidados dos setores produtivos e do poder público.

“Esse momento é importante porque mostra nossa união em prol da atividade industrial em Alagoas, mas, acima de tudo, mostra que nós estamos realmente comprometidos com o futuro. Porque se o mundo está em constante mudança, a gente precisa estar preparado para o amanhã”, disse a liderança da entidade representativa da Indústria.

Jornada da Indústria

A Jornada da Indústria terá início nos dias 3 e 4 de junho próximos, com a mobilização “Conectando o futuro: Avançando com ESG na indústria”, no Hotel Jatiúca. O primeiro dia terá na programação o diálogo empresarial sobre o tema “Desafios e Oportunidades: Investimentos Estratégicos no Cenário Nacional”.

O segundo dia do evento será marcado por painéis de especialistas sobre os temas Energias Renováveis, Transformação Digital, Economia Circular e Bioeconomia. Além da Fiea, o evento conta a participação da Confederação Naciona da Indústria (CNI), Origem, Veolia, BNDES, Finep, Ambipar Group, Petrobras, Embrapii e Equatorial/AL.

Setor industrial corresponde a 13,77% da economia alagoana

Números obtidos pelo Observatório da Indústria da Fiea revelam que o Produto Interno Bruto (PIB) industrial de Alagoas é de R$ 9,4 bilhões. Em 2021, o setor representava 13,77% da economia do Estado e, em seis anos, sua participação no PIB alagoano subiu 1,77 ponto percentual – de 12% em 2015 para 13,77% em 2021.

A Indústria de Transformação e a Construção Civil são os setores com maior participação no PIB estadual. Juntos, representam 81% do Produto Interno Bruto. Em março de 2024, a Indústria e a Construção possuíam 100 mil trabalhadores formais diretamente empregados em Alagoas, o que representa 25% do emprego com carteira assinada (CLT) do Estado.

Em Alagoas, a Construção Civil cresceu 8% em número de empregados em 2023 – foi o setor econômico que mais cresceu em empregabilidade (agropecuária: -0,99%, comércio 3,77%, indústria: 4,91%, serviços: 6,16%).

A Indústria e a Construção cresceram, em empregabilidade, proporcionalmente mais do que as médias nacional (Indústria: 1,48% e Construção: 6,08%) e regional (Indústria: 1,65% e Construção: 5,51%). Somando as empresas industriais (15 mil) e as de Construção (10 mil) são 25 mil estabelecimentos em Alagoas – 14% das empresas do Estado.