Autor: Wagner Oliveira

  • Com matrículas abertas, EJA do SESI coleciona histórias de superação entre ex-alunos

    Com matrículas abertas, EJA do SESI coleciona histórias de superação entre ex-alunos

    O SESI Alagoas está com matrículas abertas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A modalidade é ideal para quem deseja concluir a educação básica de forma mais rápida, acessível e conectada ao mundo contemporâneo. Com uma metodologia diferenciada, estrutura moderna e uma equipe capacitada, a EJA do Sesi coleciona histórias de superação e transformação pessoal entre seus ex-alunos.

    O caminho não é apenas acadêmico, ele é também emocional, profissional e social. Isabely Cedrins, 26 anos, mãe de dois filhos e futura cirurgiã-dentista engravidou na adolescência e precisou interromper os estudos para cuidar do primeiro filho. Em 2022, enfrentou outro grande desafio: o diagnóstico de leucemia do filho caçula. “Foi um processo árduo e turbulento. Mas, nunca pensei em desistir. Eu via a propaganda da EJA do SESI e fui atrás. Hoje faço faculdade de odontologia, estou no sétimo período e, com fé em Deus, serei cirurgiã-dentista”, relata.

    História parecida viveu Wemerson Alves, 31 anos, hoje agente de atendimento. Ao saber que seria pai, não conseguiu conciliar trabalho e estudos. Um amigo apresentou a EJA do SESI e, após a primeira aula, ele se apaixonou pela metodologia. “Os professores super-educados me ajudaram muito. E algo que me marcou foi o meu filho, Gabriel, na formatura, dizendo: ‘Pai, o senhor é meu herói’”, revela.

    A EJA do SESI adota o formato híbrido: aulas on-line e apenas um encontro presencial semanal na Escola SESI Centro, em Maceió, o que facilita a vida de quem precisa de flexibilidade de horários, para conciliar os estudos com a rotina de vida.

     A metodologia reconhece as experiências de vida e trabalho como parte do aprendizado, valoriza saberes prévios e utiliza recursos inovadores, como metodologias STEAM (que integra as áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), plataformas digitais e conteúdos adaptativos.

    *Desafio educacional*

    Os dados do Censo Demográfico 2010 mostram o tamanho do desafio: 13,9 milhões de jovens e adultos com mais de 15 anos não sabem ler ou escrever, 54,4 milhões têm escolaridade inferior ao ensino fundamental e 16,2 milhões concluíram o fundamental, mas não o ensino médio. A EJA SESI surge como alternativa eficaz para reverter esse cenário, adaptando-se à realidade dos estudantes e conectando o aprender às necessidades reais da vida.

    As matrículas já estão abertas. Para se inscrever, basta acessar al.sesi.com.br/eja, conferir os editais e preencher o formulário on-line, ou comparecer à Escola SESI Centro com os documentos exigidos. Mais informações, pelo telefone (82) 2121-3030.

  • Estudantes do SESI conquistam medalhas na Copa Nordeste de Foguetes 2025

    Estudantes do SESI conquistam medalhas na Copa Nordeste de Foguetes 2025

    Estudantes do Ensino Fundamental e Médio das escolas SESI Benedito Bentes e SESI Centro participaram da Copa Nordeste de Foguetes, realizada no campus A.C. Simões da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió, nos dias 28 e 29 de junho últimos. A competição regional de lançamento de foguetes de garrafa PET reuniu jovens de toda a região com o objetivo de promover, de forma prática, os fundamentos da engenharia aeroespacial e incentivar a aprendizagem ativa por meio da experimentação científica.

    Com foco em inovação, colaboração e segurança, a Copa Nordeste contou com provas em duas modalidades: Nível 3, que utiliza foguetes pressurizados com água e ar comprimido, e Nível 4, que se baseia na reação química entre vinagre e bicarbonato de sódio. Além das competições, as equipes participaram da Feira de Foguetes, espaço de socialização dos projetos, onde puderam apresentar ideias e compartilhar soluções criativas com outros participantes e visitantes.

    Os estudantes do SESI se destacaram na competição, conquistando resultados expressivos. Pela Escola SESI Benedito Bentes, sob orientação dos professores Marcos César dos Santos Lima e Thatiany de Sousa Pereira, a equipe formada por Gabriel Oliveira de Albuquerque, João Gabriel de Melo Castro (8º ano) e Maria Luiza Evangelista Araújo (9º ano) conquistou medalha de prata no Nível 3. Já no Nível 4, os alunos José Mateus Rodrigues Fernandes Vieira e Davi Fernando Costa Medeiros, da 3ª série do Ensino Médio, também conquistaram medalha de prata.

    Representando a Escola SESI Centro, os estudantes Márcio Lucas Monteiro Rocha, Guilherme Marques Pereira Hipólito (7º ano) e Dominic Correia Moreira dos Santos (9º ano) garantiram medalha de ouro na modalidade Nível 3, com orientação das professoras Andrea Silva Souza e Ataline Lima dos Santos. Na modalidade Nível 4, os alunos Gabryelly Stheffanny Conceição da Paz, Murilo Magalhães de Oliveira (2ª série) e Josué Rocha dos Santos (3ª série) conquistaram medalha de prata.

    A participação dos estudantes na Copa proporcionou uma experiência enriquecedora de aplicação dos conhecimentos em Física, Matemática e Engenharia, além de contribuir para o desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe, criatividade e pensamento crítico. Os resultados obtidos evidenciam o compromisso da Rede SESI com uma educação voltada à formação científica e tecnológica, promovendo o protagonismo estudantil e o estímulo à cultura científica desde os anos escolares.

  • Oportunidades no IEL: inscrições abertas para estágio, jovem aprendiz e efetivos

    Oportunidades no IEL: inscrições abertas para estágio, jovem aprendiz e efetivos

    O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) está com vagas abertas para estágio, jovem aprendiz e cargos efetivos nos municípios de Maceió e Arapiraca.

    Em Maceió, as oportunidades de estágio contemplam as áreas de Administração; Administração/Recursos Humanos; Administração/Técnico em Administração; Arquitetura e Urbanismo; Ciências Contábeis; Engenharia Civil; Engenharia de Produção/Tecnologia em Alimentos/Química; Ensino Médio; Pedagogia; Matemática/Física (Licenciatura); Sistema de Informação; Técnico em Administração; Técnico em Edificações/Estradas; e Técnico em Logística. Também há vaga efetiva para Líder de Plantão.

    Em Arapiraca, há vaga de estágio para Administração/Recursos Humanos; 35 vagas para jovem aprendiz na área de Teleatendimento; e vaga efetiva para Estoquista.

    As bolsas de estágio variam de R$ 535,33 a R$ 1.000,00, acrescidas de auxílio-transporte. Já os cargos efetivos oferecem salário compatível com a função e benefícios adicionais.

    As inscrições devem ser feitas, exclusivamente, no portal de carreiras do IEL: carreiras.iel.org.br/AL

  • SENAI e Braskem formam 21 novos inspetores de equipamentos em Maceió

    SENAI e Braskem formam 21 novos inspetores de equipamentos em Maceió

    Na noite desta segunda-feira (04/08), o auditório do SENAI Poço foi palco da formatura de 21 novos profissionais no curso de Inspetor de Equipamentos, promovido em parceria entre o SENAI Alagoas e a Braskem. A cerimônia marcou a conclusão de um ciclo iniciado em setembro de 2024, com o propósito de transformar vidas por meio da qualificação técnica de moradores do entorno da empresa.

    O curso, gratuito, teve apoio direto da Braskem, tanto na viabilização financeira quanto no planejamento pedagógico. A iniciativa buscou atender a uma demanda crescente por profissionais especializados na área de inspeção industrial, uma função estratégica para a segurança e operação eficiente de maquinários nas indústrias locais.

    Durante a solenidade, discursos emocionados deram o tom da celebração. Um dos formandos, Gabriel, relatou que sequer conhecia a profissão antes de se inscrever. “Tive afinidade imediata com o conteúdo e hoje me sinto preparado para atuar. Sou muito grato pela oportunidade”, destacou.

    Entre os convidados, estiveram representantes nacionais como Luiz Paulo Gomes (ABRACO), Ricardo Caldeira (ABENDI) e Fernando de Lima Farias, pioneiro na formação técnica em Alagoas. Representando a Braskem, Milton Pradines, gerente de Relações Institucionais, parabenizou a turma e destacou a importância da diversidade na formação. “É gratificante ver mulheres concluindo um curso tradicionalmente masculino. Isso mostra evolução e inclusão no setor industrial”.

    Welton Barbosa, gerente do SENAI Poço, também celebrou o sucesso da iniciativa. “Essa formatura reforça nosso papel na formação de profissionais qualificados para a indústria alagoana. A Braskem pode seguir contando conosco para novos projetos”.

    Além das falas institucionais, os formandos Amaury Gabriel Farias Marques e Murillo Silva de Lima representaram a turma, compartilhando suas experiências e superações. A cerimônia foi finalizada com a entrega dos certificados e uma foto oficial reunindo os formandos, instrutores e parceiros do projeto.

  • Estudantes do SESI levam projeto de borracha biodegradável à SBPC Jovem 2025

    Estudantes do SESI levam projeto de borracha biodegradável à SBPC Jovem 2025

    O projeto de iniciação científica Sargassole, desenvolvido por estudantes da Escola SESI SENAI Benedito Bentes, foi destaque na SBPC Jovem. O evento integra a 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Recife, entre os dias 14 e 16 de julho últimos.

    Com o tema “Ciência para um Futuro Sustentável”, a SBPC 2025 reuniu pesquisadores, estudantes e a sociedade em torno de debates e experiências voltadas à inovação e à sustentabilidade. A SBPC Jovem ofereceu oficinas, exposições e apresentações de projetos científicos da educação básica de todo o país.

    Selecionado pelo Sistema Nacional de Pesquisa e Extensão Tecnológica Escolar (Sinpete), o projeto Sargassole representou Alagoas com a proposta de desenvolver uma borracha biodegradável a partir de algas marrons, especialmente o sargaço. A iniciativa busca soluções para o acúmulo da alga nas praias e propõe alternativas sustentáveis de renda para comunidades costeiras.

    A pesquisa foi desenvolvida pelos estudantes Iago Silva e Sophia Ágata Lisboa, sob orientação da professora Thatiany Pereira. Além da apresentação científica, os participantes vivenciaram momentos de troca com pesquisadores e experiências que ampliaram suas competências acadêmicas e sociais.

    “A presença do Sargassole na SBPC simboliza o fortalecimento da ciência na educação básica e o compromisso do SESI com uma formação voltada à pesquisa, à inovação e à construção de um futuro mais sustentável”, explicou a diretora de Educação e Tecnologia do SESI SENAI, Cristina Suruagy.

  • IMA lança na FIEA selo que reconhece ações contra as mudanças climáticas

    IMA lança na FIEA selo que reconhece ações contra as mudanças climáticas

    Em cerimônia realizada nesta terça-feira (5), na Casa da Indústria, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) lançou, oficialmente, o selo Alagoas Pelo Clima. A iniciativa visa a reconhecer organizações públicas e privadas que incluírem seus inventários de emissões de gases de efeito estufa (GEE) no Registro Público Estadual. O lançamento integrou a programação da 2ª edição do evento ESTOPIM, promovido em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA) e o projeto Território Sustentável.

    Com validade de um ano, o selo busca estimular práticas ambientais responsáveis e incentivar a descarbonização em Alagoas. As organizações interessadas devem realizar a inscrição até 6 de outubro, por meio do Portal IMA+, mediante envio de documentação e formulários específicos. A divulgação dos contemplados está prevista para 9 de dezembro, no Diário Oficial do Estado e nas redes sociais do IMA.

    Durante a abertura do evento, o presidente da FIEA, José Carlos Lyra de Andrade, destacou a relevância da indústria alagoana na liderança por uma economia de baixo carbono. “Temos a responsabilidade de adotar tecnologias mais limpas e buscar soluções inovadoras. Isso não apenas reduz a pegada de carbono, mas também fortalece a competitividade do nosso setor produtivo”, destacou.

    Lyra lembrou que, há pouco mais de um ano, a FIEA desenvolve um programa de ESG (Meio Ambiente, Social e de Governança), com ações voltadas à inovação, acesso a crédito, qualificação profissional e cooperação com instituições públicas e privadas, que avança como um dos pilares da transformação do setor industrial alagoano..

    Em seguida, o diretor-presidente do IMA, Gustavo Lopes, ressaltou o caráter estratégico do selo. “O Alagoas pelo Clima representa um passo essencial no fortalecimento de políticas públicas para o enfrentamento às mudanças climáticas no nosso estado. É uma forma de valorizar quem se compromete com a preservação ambiental e inspira outras instituições a seguirem o mesmo caminho”, afirmou.

    A diretora executiva do Território Sustentável, Ariane Monteiro, reforçou o papel da articulação entre diferentes setores. “Temos muitas iniciativas relevantes em Alagoas, mas precisamos oferecer visibilidade, oportunidade e conhecimento técnico para que elas se fortaleçam”, declarou.

    O ESTOPIM 2025 reuniu lideranças empresariais, representantes do poder público e especialistas da área ambiental, consolidando-se como um importante espaço de debate sobre a transição para uma economia mais sustentável no estado.

  • Clínicas SESI lançam combos especiais para o Dia dos Pais em Maceió

    Clínicas SESI lançam combos especiais para o Dia dos Pais em Maceió

    As Clínicas SESI de Maceió – Cambona e Tabuleiro do Martins – lançaram uma campanha especial para o Dia dos Pais com combos exclusivos voltados à promoção da saúde, prevenção e bem-estar. A ação contempla diferentes perfis de pais, oferecendo pacotes personalizados que valorizam desde o cuidado estético até o acompanhamento médico especializado. A campanha é válida de 1º a 30 de agosto, com condições facilitadas, em até 10 vezes no cartão de crédito e é exclusiva para quem possui o Cartão Clínica SESI.

    Entre as opções disponíveis está o Combo Pai Esportista, voltado para aqueles que praticam atividade física com frequência e desejam melhorar a performance com acompanhamento profissional. Já o Combo Pai Zen é ideal para quem busca equilíbrio emocional e momentos de relaxamento, com serviços pensados para aliviar o estresse do dia a dia. Para os pais sempre conectados e com agenda cheia, o Combo Pai Jovem e Moderno reúne check-up laboratorial, avaliação nutricional e práticas rápidas de autocuidado.

    Pensando na longevidade e na saúde preventiva, o Combo Pai Experiente traz consultas com especialistas, exames e vacinação, contribuindo para uma vida mais saudável com o passar dos anos. Por fim, o Combo Pai Vaidoso foi desenvolvido para os que gostam de cuidar da aparência, reunindo atendimentos voltados à estética e à saúde corporal.

    Além disso, todos que adquirirem qualquer combo ganharão 10% de desconto na aplicação de botox, como um benefício adicional para estimular o autocuidado masculino, além de limpeza e avaliação odontológica gratuitas. Os interessados devem entrar em contato diretamente com as unidades de Maceió por meio do WhatsApp (82) 2121-3000 ou da Central de Atendimento, pelo número (82) 3021-7374.

  • Parceria entre Microsoft e Rede SESI impulsiona transformação digital na educação

    Parceria entre Microsoft e Rede SESI impulsiona transformação digital na educação

    A colaboração entre a Microsoft e a Rede SESI de Educação tem promovido uma revolução silenciosa nas salas de aula alagoanas, oferecendo a estudantes e professores oportunidades formativas com certificações reconhecidas internacionalmente. Os programas Microsoft Office Specialist (MOS) e Microsoft Certified Educator (MCE) são as duas principais frentes desse movimento, voltadas, respectivamente, para alunos do Ensino Médio e educadores da rede.

    O objetivo é validar competências técnicas e pedagógicas com critérios globais, preparando os participantes para os desafios contemporâneos. Enquanto o MOS certifica o domínio de ferramentas como Word, Excel e PowerPoint, o MCE atesta a habilidade de integrar tecnologia ao ensino com intencionalidade e inovação.

    No último mês de maio, dois estudantes da 3ª série da Escola SESI Centro, Bruna Georgina Lisboa Lucena e Cauê Nairan Ferreira, conquistaram a certificação MOS em Microsoft Word 2019. A conquista foi fruto de uma preparação iniciada em março, com curso remoto orientado pelo instrutor Ruan Pablo Barros Ribeiro. “A certificação representa não apenas um diferencial no currículo, mas também o reconhecimento de competências essenciais no mercado de trabalho atual”, destacou o professor.

    No campo docente, a adesão ao programa MCE tem crescido significativamente. Entre junho e julho, vinte novos profissionais da Rede SESI foram certificados. Os destaques incluem sete professores que receberam o selo internacional nos dias 11 e 12 de junho, e outros 13 entre os dias 26 de junho e 2 de julho. Com isso, a Rede SESI Alagoas atinge a marca de 36 colaboradores certificados, abrangendo docentes, instrutores de tecnologia, orientadores e supervisores pedagógicos.

    A diretora de Educação e Tecnologia do SESI SENAI, Cristina Suruagy, destaca que  a iniciativa representa mais do que formação técnica. “Isso reafirma o compromisso com uma educação conectada, inovadora e centrada no desenvolvimento integral dos alunos. A parceria com a Microsoft demonstra que investir em tecnologia educacional é também investir em autonomia, protagonismo e transformação social”, disse.

    A certificação MCE, por sua vez, reforça a importância de práticas pedagógicas que aliem recursos digitais a objetivos educacionais bem definidos. Ao capacitar seus profissionais para usarem a tecnologia de forma estratégica, a Rede SESI fortalece sua missão de preparar estudantes para um mundo cada vez mais dinâmico e digital.

  • IEL oferta mais de 20 vagas de estágio, emprego e jovem aprendiz em Maceió e Arapiraca

    IEL oferta mais de 20 vagas de estágio, emprego e jovem aprendiz em Maceió e Arapiraca

    O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) está com diversas oportunidades abertas para estudantes e profissionais que buscam inserção ou recolocação no mercado de trabalho. As vagas são para os municípios de Maceió e Arapiraca e contemplam estágios, cargos efetivos e programas de jovem aprendiz. Os interessados devem se cadastrar, exclusivamente, no portal de carreiras do IEL: carreiras.iel.org.br/AL.

    Em Maceió, estão disponíveis 15 vagas de estágio para cursos como Administração, Ciências Contábeis, Recursos Humanos, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Pedagogia, Química, Sistemas de Informação, além de vagas para estudantes do Ensino Médio e cursos técnicos (Administração, Edificações/Estradas e Logística). As bolsas variam de R$ 650 a R$ 1.012, com auxílio transporte entre R$ 160 e R$ 200.

    A capital também oferece cinco vagas para jovem aprendiz na função de assistente administrativo, além de uma oportunidade de emprego efetivo para o cargo de líder de plantão, com salário de R$ 2.194,03, mais auxílio-alimentação e participação nos lucros e resultados (PLR).

    Já em Arapiraca, são ofertadas duas vagas de estágio para estudantes dos cursos de Administração, Recursos Humanos, Marketing e Ensino Médio. Os valores das bolsas vão de R$ 535,33 a R$ 700, com auxílio-transporte incluso.

    O município do Agreste também concentra o maior número de vagas para jovem aprendiz, com 40 oportunidades na área de teleatendimento. Há ainda uma vaga de emprego efetivo para estoquista, com remuneração baseada no salário mínimo acrescido de bonificações.

    As vagas são atualizadas regularmente pelo IEL e podem ser preenchidas a qualquer momento. Por isso, os interessados devem ficar atentos às atualizações e garantir sua inscrição o quanto antes. A seleção inclui etapas de triagem curricular e, em alguns casos, entrevistas com os contratantes.

  • Momento exige negociação e não retaliação, avalia CNI sobre decreto de tarifas de 50% dos EUA

    Momento exige negociação e não retaliação, avalia CNI sobre decreto de tarifas de 50% dos EUA

    Confederação Nacional da Indústria (CNI) reiterou nesta quarta-feira (30) que a imposição de tarifa de 50% para os produtos brasileiros, oficializada por decreto publicado pelo governo norte-americano, causa grande preocupação, pois compromete cadeias produtivas, reduz a produção, ameaça empregos e investimentos e contratos de longo prazo. A entidade descarta, contudo, a possibilidade de retaliação, e reforça que o país deve se manter unido e ampliar os canais de diálogo e de negociação com os Estados Unidos.


    “A confirmação da aplicação da sobretaxa sobre os produtos brasileiros, ainda que com exceções, penaliza de forma significativa a indústria nacional, com impactos diretos sobre a competitividade. Não há justificativa técnica ou econômica para o aumento das tarifas, mas acreditamos que não é hora de retaliar. Seguimos defendendo a negociação como forma de convencer o governo americano que essa medida é uma relação de perde-perde para os dois países, não apenas para o Brasil”, afirma o presidente da CNI, Ricardo Alban.


    Com o objetivo de atenuar os efeitos da aplicação das tarifas sobre a indústria nacional, a CNI apresentou ao governo federal uma lista de 8 medidas prioritárias com diversas propostas do setor em áreas como crédito, tributação, emprego e comércio exterior. A relação foi entregue nesta quarta-feira (30) ao ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin.

    Conheça as medidas propostas: 

    • Criar linha de financiamento emergencial do BNDES, com juros de 1% a 4% a.a., específicas para capital de giro para empresas que tiverem exportações afetadas e suas cadeias produtivas;
    • Ampliar, de 750 dias para 1.500 dias, o prazo máximo entre a contratação e a liquidação do contrato de câmbio de exportação nas modalidades Antecipação de Contrato de Câmbio (ACC) e Adiantamento sobre Cambiais Entregues (ACE), especialmente aqueles que estão em andamento, realizados por bancos públicos e desenvolvimento, após o embarque da mercadoria ou após a prestação do serviço;
    • Prorrogar o prazo e/ou carência para pagamento de financiamentos direcionados ao comércio exterior, como PROEX e BNDES-Exim;
    • Aplicar direito provisório de dumping e reforçar os recursos humanos e tecnológicos para resposta rápida a desvios de comércio;
    • Adiar, por 120 dias, o pagamento de todos os tributos federais, incluindo as contribuições previdenciárias, e parcelar, em pelo menos seis parcelas mensais e sem incidência de multas e juros, o pagamento dos valores dos tributos que tiveram o recolhimento adiado;
    • Realizar o pagamento imediato dos pedidos de ressarcimento de saldos credores de tributos federais (PIS/Cofins e IPI) já homologados pela Receita Federal do Brasil e garantir compensações mais ágeis e previsíveis;
    • Ampliação do Reintegra, com elevação para 3% da alíquota de ressarcimento de tributos residuais nas exportações;
    • Reativar o Programa Seguro-Emprego (PSE) com aperfeiçoamentos.

    “Nossas propostas buscam mitigar os efeitos econômicos adversos aos setores afetados pelas barreiras, preservar a capacidade exportadora das empresas brasileiras e garantir a continuidade das operações internacionais em um cenário de alta imprevisibilidade”, destaca o presidente Ricardo Alban.


    Indústria avalia impactos para setores que ficaram de fora das isenções

    Uma análise preliminar do documento divulgado pela Casa Branca mostra que cerca de 700 produtos brasileiros serão isentos da tarifa de 50% (aumento de 40% nas tarifas já existentes, de 10%), aprovada pelo International Emergency Economic Powers Act (IEEPA). Importante ressaltar que eles seguirão sujeitos à tarifa de 10%, anunciadas em abril. 

    No entanto, setores importantes como de proteína animal e café, etanol, máquinas e equipamentos, outros manufaturados e produtos com grande relevância para a pauta exportadora brasileira, ficaram de fora da lista de exceções e enfrentarão o aumento da tarifa.

    Do total das exceções previstas, 565 referem‑se a produtos destinados ao uso da aviação civil. Essas mercadorias não estarão sujeitas à tarifa adicional, desde que comprovadamente destinadas ao setor de aviação civil.

    Cabe destacar que o ato normativo americano determinou que a tarifa adicional de 40% não se aplica quando já houver tarifa setorial em vigor sob a Seção 232, que incluem aço e alumínio, produtos derivados de alumínio e aço e automóveis e autopeças. 

    Confira exemplos de produtos isentos do tarifaço: 

    • Agroindústria: castanhas-do-pará, suco e polpa de laranja, frutas processadas;
    • Máquinas e equipamentos: compressores, motores, geradores, bombas, válvulas, peças industriais;
    • Aeronáutica: partes de aeronaves civis, drones, turbojatos, hélices, instrumentos de navegação;
    • Produtos químicos e minerais: ceras mineirais/sintéticas, derivados de petróleo, fertilizantes, minérios (ferro, níquel, silício, manganês, estanho);
    • Eletrônicos e tecnologia: telecomunicações, roteadores, monitores, baterias, circuitos impressos;
    • Energia e elétrica: transformadores, disjuntores, UPS, sistemas de iluminação e controle.
    • Outros setores: borracha vulcanizada, plásticos técnicos, fibras têxteis, papel e celulose, madeira tropical, cortiça, móveis industriais.

    CNI organiza missão aos EUA

    A CNI está organizando uma missão empresarial aos Estados Unidos para aproximar empresas brasileiras e americanas que mantêm relações comerciais. O objetivo é promover a sensibilização mútua sobre os impactos negativos do tarifaço e ampliar canais de interlocução, sem interferir diretamente nas negociações governamentais.

    “Nosso papel é ser um facilitador e o nosso objetivo é sensibilizar as empresas para que elas sensibilizem o governo. As tarifas também vão afetar a economia americana”, disse o dirigente. 

    EUA são principal parceiro comercial da indústria brasileira

    Brasil e Estados Unidos sustentam uma relação econômica robusta, estratégica e mutuamente benéfica alicerçada em 200 anos de parceria. Os EUA são o 3° principal parceiro comercial do Brasil e o principal destino das exportações da indústria de transformação brasileira. 

    O relacionamento bilateral Brasil-EUA é marcado por complementariedade, isto é, o comércio bilateral é composto por fluxos intensos de insumos produtivos. Na última década, esses bens representaram, em média, 61,4% das exportações e 56,5% das importações brasileiras.

    A forte integração econômica entre os dois países é evidenciada pelas 3.662 empresas americanas com investimentos no Brasil e pelas 2.962 empresas brasileiras com presença nos Estados Unidos. Os Estados Unidos foram o principal destino dos anúncios de investimentos greenfield brasileiro no mundo entre 2013 e 2023, concentrando 142 projetos de implantação produtiva.

    As exportações brasileiras para os EUA têm grande relevância para a economia nacional. Em 2024, a cada R$ 1 bilhão exportado ao mercado americano foram criados 24,3 mil empregos, R$ 531,8 milhões em massa salarial e R$ 3,2 bilhões em produção no Brasil. Portanto, o aumento da tarifa de importação americana para 50% impacta diretamente a economia brasileira e abala a cooperação com os EUA.


    *Conteúdo atualizado às 21h17 de 30 de julho para a seguinte correção: subsituição do termo ceras vegetais por ceras mineirais/sintéticas, no tópico Produtos químicos e mineirais da lista de exemplos de bens isentos