Autor: Wagner Oliveira

  • Sesi é uma das instituições mais bem avaliadas do Brasil, com 88% de aprovação

    Sesi é uma das instituições mais bem avaliadas do Brasil, com 88% de aprovação

    O Serviço Social da Indústria (Sesi) é conhecido por 91% da população brasileira. Entre os que afirmam conhecer a instituição, 88% têm uma percepção positiva. Os dados são de pesquisa realizada pela Quaest, a pedido do Conselho Nacional do Sesi.

    O levantamento ouviu 12.700 pessoas, em todas as regiões do país, entre 23 de setembro e 21 de outubro de 2024.

    Quando perguntadas sobre quais sentimentos predominantes elas nutriam em relação ao Sesi, a maioria respondeu “respeito” (27%), “satisfação” (23%) e “admiração” (21%).

    As razões mais citadas para a avaliação positiva foram a qualidade dos serviços prestados, o impacto direto na vida das pessoas, o compromisso social e a geração de oportunidades.

    “A pesquisa nos mostrou que os brasileiros que conhecem a instituição possuem uma visão favorável sobre as contribuições do Sesi. Devemos continuar trabalhando para que as pessoas conheçam cada vez mais o trabalho da instituição, para que continue crescendo esta percepção de valor da maior parte da sociedade brasileira”, afirma o presidente do Conselho Nacional do Sesi, Fausto Augusto Junior.

    A Educação é a área de maior reconhecimento entre o público: 87% dos entrevistados declararam conhecê-la. Desses, 96% concordam que o SESI contribui significativamente para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e para o acesso ao ensino superior.

    As modalidades mais lembradas são a Educação Regular (92%), a EJA (92%) e a Robótica Educacional (81%). Além disso, 23% dos entrevistados que conhecem a atuação educacional passaram pela Educação Regular ou pela EJA, e 15% pela Robótica.

    “O Sesi tem um compromisso sólido com a educação de qualidade e acessível, seja no ensino regular, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e na Robótica Educacional. Os resultados dessa pesquisa reforçam que nosso impacto é reconhecido pela sociedade, e seguimos inovando para oferecer oportunidades que transformam vidas, preparando alunos para o futuro do trabalho e para o ingresso no ensino superior”, pontua o superintendente de Educação do SESI, Wisley Pereira.

    Outras áreas também se destacam. Esporte e Cultura registraram 79% e 76% de conhecimento, respectivamente. A atuação em Segurança e Saúde do Trabalho é conhecida por 64% dos entrevistados. Dentre estes, 97% consideram que o Sesi contribui para a qualidade e a produtividade do trabalhador industrial, além de ajudar a reduzir acidentes de trabalho.

    No campo esportivo, 97% dos que conhecem a atuação do Sesi acreditam que a instituição fortalece o esporte nacional. Já na Cultura, há reconhecimento de sua contribuição para a promoção de saberes diversos e valorização da produção cultural brasileira.

    “A pesquisa reflete um trabalho de excelência desenvolvido pelo Sesi na área de saúde junto às empresas, para atender os trabalhadores. Para ampliar o acesso e o aumento do atendimento em saúde, o Sesi planeja fortalecer a atuação em promoção, prevenção e proteção da saúde com dados e inteligência”, destaca o superintendente de Saúde e Segurança na Indústria, Emmanuel Lacerda. Atualmente, o Sesi trabalha em parceria com cerca de 60 mil empresas e já atendeu 3,7 milhões de pessoas.

    Os dados da pesquisa indicam ainda uma correlação direta entre o nível de conhecimento e a avaliação positiva do Sesi. Entre os entrevistados que declararam conhecer bem a instituição, 98% têm uma avaliação positiva.

    Aqueles que responderam conhecer “mais ou menos” também possuem uma avaliação positiva, com 88% de percepção favorável, o que reforça a tendência observada na pesquisa: quanto maior o nível de conhecimento sobre a instituição, mais favorável é sua imagem.

    “Em um país com tanta desconfiança e polarização, é de se destacar a importância de uma instituição com tão bons resultados, credibilidade e atuação reconhecida, como é o caso do Sesi. Há um espaço enorme para ampliar essa atuação para população de mais baixa renda que não usou serviços do Sesi, mas que sonha em poder ter esse acesso”, avalia o cientista político e CEO da Quaest, Felipe Nunes.

    Diante dessa análise, o presidente do Conselho Nacional do Sesi, Fausto Augusto Junior, reforça que os resultados da pesquisa não apenas reconhecem o trabalho da instituição, como também ampliam sua responsabilidade com o futuro.

    “O desafio agora é fazer com que esse impacto positivo chegue a ainda mais brasileiros, inclusive em territórios onde o acesso aos nossos serviços ainda pode ser ampliado, com propostas cada vez mais inovadoras que unam excelência, inclusão e transformação social”, afirmou.

  • Coagro discute barreiras internacionais que travam liderança global do Brasil em biocombustíveis

    Coagro discute barreiras internacionais que travam liderança global do Brasil em biocombustíveis

    Um dos líderes globais na produção de alimentos e de biocombustíveis, o Brasil enfrenta uma barreira para conquistar os mercados da União Europeia e dos Estados Unidos na área de biocombustíveis. Estes países, especialmente os europeus, travam negociações com o Brasil, alegando preocupações com o desmatamento e a competição entre a produção de alimentos e de algumas das matérias-primas dos biocombustíveis.

    “É uma barreira falsa, que impede o país de avançar e se tornar líder mundial neste setor”, contestou o vice-presidente do Conselho Temático da Agroindústria (Coagro) da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Pedro Robério, durante a primeira reunião ordinária do colegiado de 2025, realizada em Maceió-AL, nesta sexta-feira (28).

    Segundo ele, o conselho temático convidou dois especialistas renomados para discutir o tema e subsidiar as ações em defesa do setor, que tem condições de atender às exigências dos mercados internacionais. “O Brasil não cresce mais porque estes mercados estão travados por conta de alegações falsas, que dificultam as negociações. Vamos atuar para dissolver essa resistência e mostrar que o país é o mais preparado para liderar o mercado de biocombustíveis no mundo”, disse Robério.

    Reunido pela primeira vez fora de Brasília-DF, o Coagro acompanha a legislação, estuda e debate o aperfeiçoamento das regras, dos regulamentos e da tributação que impactam a agroindústria. O conselho também busca estreitar o diálogo entre empresas, governo e parlamentares para garantir a expansão do segmento.

    O Conselho é liderado pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra de Andrade, que fez a abertura da reunião. “Essa mobilização é muito importante porque, hoje, a agroindústria tem um peso muito grande para garantir o equilíbrio da nossa balança comercial. Esta é uma pauta a ser defendida tanto pelo setor produtivo quanto pelo governo”, afirmou.

    O primeiro convidado foi o chefe-geral da Embrapa Agroenergia, Alexandre Alonso, que ressaltou o trabalho feito no país pela sustentabilidade. “A gente tem trabalhado do ponto de vista técnico, no desenvolvimento de novas tecnologias que permitam menores emissões de carbono, tanto da produção agrícola quanto na produção de biocombustível. E a gente tem que trabalhar muito para, efetivamente, demonstrar a sustentabilidade desses sistemas criativos no Brasil”, disse.

    A segunda convidada foi a sócia e pesquisadora sênior da Agroicone, Luciane Bachion. Os números apresentados por ela na reunião do Coagro revelam que, entre 2000 e 2010 e 2010 e 2020, o desmatamento no Brasil registrou queda de 50%. Além disso, o país conta com alternativas para a produção de biocombustíveis que evitam o impacto sobre a produção de alimentos.

    Segundo ela, o Brasil tem grande potencial para atender à demanda de biocombustíveis para aviação (SAF), por exemplo, sendo um dos principais produtores de matéria-prima. Além dos entraves impostos, principalmente, pela União Europeia, ela diz que o país precisa investir para agregar valor à sua produção e evitar a exportação de insumos seguida da importação do combustível refinado.

    “Para superar as barreiras internacionais, o Brasil tem que demonstrar que sua produção não compromete a segurança alimentar, utilizando áreas de pastagem degradadas e tecnologias como o etanol de milho de segunda safra. O país aposta na conciliação entre biocombustíveis e produção de alimentos para se firmar como líder sustentável no setor”, afirmou.

    A reunião contou com a participação do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), André Luiz Baptista Lins Rocha; dos representantes da CNI, Cássia Cajueiro e Fabrício Silveira; das federações das Indústrias de Mato Grosso do Sul, Amaury Eduardo Pekelman, da Paraíba, Edmundo Coelho Barbosa, de Pernambuco, Renato Augusto Pontes Cunha, de São Paulo, Jacyr da Silva Costa Filho. Também estavam presentes no encontro os representantes da Abramagro, Manoel Gomes; Abag, Henrique Araújo; da Abiq, Fábio Scarcelli; e CICB, Emílio Carlos Bittar.       

  • Fiea adere a iniciativa para destinar parte do IR a fundos sociais

    Fiea adere a iniciativa para destinar parte do IR a fundos sociais

    A Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) oficializou sua adesão à campanha que incentiva a destinação de parte do Imposto de Renda devido para os Fundos da Criança e do Adolescente (FIA) e da Pessoa Idosa (FDI). A decisão foi firmada durante reunião realizada no último dia 20 de março, na sede do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), com a presença de representantes de diversas instituições públicas e entidades da sociedade civil.

    A iniciativa é promovida por um conjunto de parceiros, como a Receita Federal, o MPAL, o Tribunal de Justiça (TJ/AL), o Tribunal de Contas (TCE/AL), a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL), a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), a Justiça Federal de Alagoas, entre outros. O objetivo é ampliar o alcance da campanha e fortalecer as políticas públicas voltadas para crianças, adolescentes e pessoas idosas em situação de vulnerabilidade.

    A proposta é simples, de alto impacto social e sem qualquer custo adicional para quem contribui: tanto pessoas físicas quanto empresas podem redirecionar uma parte do seu imposto de renda devido para esses fundos, apoiando diretamente ações de proteção, inclusão e promoção da cidadania. Entre os projetos financiados estão iniciativas de combate ao trabalho infantil e à violência contra crianças, além de ações que garantem mais qualidade de vida e dignidade às pessoas idosas.

    Para pessoas físicas, a destinação pode ser feita no momento da declaração do Imposto de Renda, no modelo completo. Já as empresas tributadas com base no lucro real podem destinar até 1% do imposto devido diretamente aos fundos, desde que o valor seja transferido até o encerramento do ano-calendário.

    No próximo dia 31 de março, a partir das 8h, na sede da Justiça Federal em Alagoas, será realizado o workshop “Destine esperança e dignidade”, voltado à formação das redes de proteção à criança e ao adolescente e à pessoa idosa. O encontro vai orientar sobre como proceder para realizar a destinação do imposto de renda e de que forma essa atitude pode contribuir efetivamente para a transformação de vidas de públicos tão vulneráveis.

    Segundo o presidente da Federação das Indústrias, José Carlos Lyra de Andrade, ao aderir à campanha, a Fiea reforça seu compromisso com o desenvolvimento social e com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, destacando o papel estratégico do setor produtivo na promoção de políticas públicas eficientes e transformadoras.

    Mais informações sobre a iniciativa podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelos contatos disponíveis nas instituições parceiras.

  • Coagro realiza primeira reunião ordinária de 2025 em Maceió

    Coagro realiza primeira reunião ordinária de 2025 em Maceió

    O Conselho Temático da Agroindústria (Coagro) da Confederação Nacional da Indústria (CNI) realiza sua primeira reunião ordinária de 2025 nesta sexta-feira (28/03), na Casa da Indústria, em Maceió-AL. O encontro será aberto pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) e do Coagro, José Carlos Lyra de Andrade, pelo vice-presidente do Conselho, Pedro Robério, e pelo superintendente de Política Industrial, Fabrício Silveira.

    O principal tema da reunião será “Os impactos do uso da terra e exigências de mercados da União Europeia para alimentos e biocombustíveis”. Para trazer informações aos empresários, foram convidados dois especialistas renomados. O primeiro deles, Alexandre Alonso, é chefe-geral da Embrapa Agroenergia, que tem atuação acadêmica em instituições como Uerr, Ufla e UnB.

    A segunda convidada é Luciane Bachion, sócia e pesquisadora sênior da Agroicone, com especialização em modelagem matemática e econométrica. Sua experiência inclui projetos como o Modelo de Uso da Terra para a Agropecuária Brasileira (BLUM) e a análise do setor de grãos no “Outlook Brasil 2022”.

    O encontro do Coagro, destaca José Carlos Lyra, será uma oportunidade para fortalecer o diálogo entre a indústria e os especialistas, visando ao desenvolvimento sustentável do agronegócio, com ênfase na inovação tecnológica e na sustentabilidade para a conquista de novos mercados.

  • Inscrições abertas para a Corrida Nacional do Sesi – Etapa Maceió

    Inscrições abertas para a Corrida Nacional do Sesi – Etapa Maceió

    As inscrições para a Corrida Nacional do Sesi – Etapa Maceió já estão abertas. O evento, que acontecerá no dia 1º de maio, às 16h, terá largada e chegada em frente à Casa da Indústria, no Farol, e promete reunir atletas profissionais e amadores em uma grande celebração ao esporte e à qualidade de vida. Com percursos de 5km e 10km, a corrida está aberta para diferentes faixas etárias e níveis de condicionamento físico. A partir dos 14 anos, já é possível participar da prova de 5km, enquanto a de 10km é destinada a corredores com 16 anos ou mais.

    Para quem prefere uma experiência mais leve, há a opção da caminhada de 5km, sem restrição de idade. Os interessados podem se inscrever através do site www.corridanacionaldosesi.com.br.

    O valor da inscrição é de R$ 130,00 na categoria inteira, enquanto a meia social custa R$ 65,00 mediante a doação de 2kg de alimentos. Trabalhadores da indústria também podem se inscrever na meia social Indústria, com o mesmo valor e critério de doação, desde que informem o CNPJ da empresa.

    Haverá ainda a opção de meia regulamentada, também no valor de R$ 65,00 + 2kg de alimentos. A retirada dos kits será realizada no dia 29 de abril, das 9h às 20h, na Vila Olímpica Albano Franco, na Cambona, sem possibilidade de entrega no dia da prova.

    A premiação contemplará todos os participantes que completarem a prova com uma medalha especial.

    Os três primeiros colocados gerais e da categoria Indústria das provas de 5km e 10km, tanto no masculino quanto no feminino, receberão troféus, assim como os vencedores por faixa etária. A corrida também conta com uma categoria exclusiva para Pessoas com Deficiência (PCD), que serão premiadas com troféus nos percursos de 5km e 10km. Serão reservadas 10% das vagas para PCDs que solicitarem gratuidade na inscrição, de acordo com as exigências do Regulamento (confira aqui.)

    Além disso, haverá um reconhecimento especial para as três empresas industriais que inscreverem o maior número de participantes.

    Mais do que uma competição, a Corrida Nacional do Sesi busca incentivar hábitos saudáveis e proporcionar uma experiência esportiva completa para toda a comunidade. Com estrutura organizada, pontos de hidratação, suporte médico e um ambiente de celebração para atletas e familiares, o evento reforça o compromisso do Sesi com o bem-estar e a qualidade de vida. As inscrições já estão disponíveis e os corredores de Maceió e região estão convidados a fazer parte dessa grande festa do esporte.

  • Sesi/AL obtém premiações no Festival Sesi de Educação

    Sesi/AL obtém premiações no Festival Sesi de Educação

    A robótica da Rede Sesi de Educação Básica de Alagoas destacou-se, mais uma vez, durante o 7º Festival Sesi de Educação, realizado entre os dias 11 e 15 de março, em Brasília-DF. O evento reuniu competições de robótica educacional, exposições e momentos de aprendizado.

    Com o tema “Oceano”, a competição se consolidou como a maior do Brasil, atraindo 2,5 mil estudantes de todas as regiões do país, divididos em 270 equipes. Entre os participantes, estavam alunos das escolas do Sesi, além de 23 escolas públicas. As principais competições, que abrangem desde robôs de Lego até modelos de Fórmula-1 e robôs de até 56 kg, desafiaram jovens entre 9 e 19 anos, dos ensinos fundamental e médio.

    Alagoas obteve grandes conquistas, tanto individuais quanto por equipes. Gabriela Toledo, da Escola Sesi Senai Benedito Bentes, foi a grande vencedora do Prêmio Bússola, um reconhecimento ao trabalho de excelência realizado como técnica no Festival.

    Além disso, Anita Araújo de Almeida, da FTCamb, e Ariana Serpa Tomaz, ambas da Sesi Senai FTBen, receberam o Prêmio Dean’s List, um dos maiores reconhecimentos da competição, dado aos alunos que mais se destacaram por sua liderança e dedicação. Também de Alagoas, Renata Porto, da BBTECH, foi nomeada finalista do First Dean’s List, destacando-se ainda mais no cenário nacional. Essas conquistas reforçam a importância do Festival Sesi de Educação, que vai além da competição e incentiva o desenvolvimento de habilidades como empatia, liderança e colaboração.

    O desempenho das equipes de Alagoas também foi exemplar. A equipe Sesi Robocamb, da Escola Sesi Centro, conquistou o primeiro lugar no Prêmio Maré de Ciência, na modalidade First Lego League (FLL). A premiação garantiu a vaga para o evento internacional de educação promovido pela Unesco, em Santos, no próximo mês de agosto.

    Já a equipe Sesi Senai FTBen ficou com o segundo lugar no Prêmio Motivação, enquanto a equipe Sesi FTCamb, da Escola Sesi Centro, também garantiu o segundo lugar no Prêmio Design.

    “Este resultado reafirma o compromisso da equipe do Sesi com a formação de jovens talentos, ajudando a construir o futuro das novas gerações por meio de uma educação inovadora. O desempenho de Alagoas no Festival Sesi de Educação é um reflexo da dedicação e do potencial dos estudantes, que continuam a se destacar e a conquistar o seu espaço”, afirmou a diretora de Educação e Tecnologia do Sesi Senai em Alagoas, Cristina Suruagy.

    Ariana Serpa Tomaz, de 15 anos, expressou sua gratidão ao receber o Prêmio Dean’s List. “Este reconhecimento representa minha dedicação ao longo de três anos de robótica, e também o apoio de minha equipe e mentores”, afirmou.

    Anita Araújo de Almeida, de 16 anos, destacou que o Festival Sesi de Educação vai além dos prêmios. “É sobre conexões e valores aplicados na prática. A experiência foi inesquecível e me preparou para representar meu estado no Campeonato Internacional, em Houston”.

    Renata Porto, por sua vez, compartilhou o sentimento de orgulho por ser uma finalista do Dean’s List. “O Festival é a oportunidade de conhecer novas pessoas, adquirir aprendizados e realizar sonhos. Ser reconhecida com o Dean’s List Finalist é a concretização de uma trajetória dedicada à robótica, e sou grata a todos que me apoiaram”, concluiu.

  • Senai Alagoas e Senai Cimatec firmam parceria para impulsionar o desenvolvimento industrial

    Senai Alagoas e Senai Cimatec firmam parceria para impulsionar o desenvolvimento industrial

    Dirigentes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Alagoas e do Senai Cimatec, da Bahia, oficializaram uma parceria que vai ampliar a colaboração entre as entidades, abrindo novas perspectivas de crescimento e inovação para os dois estados. A assinatura do acordo de cooperação técnica, realizada nessa segunda-feira (17/3), na Casa da Indústria, em Maceió-AL, contou com a presença do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban.

    O compromisso firmado entre as duas unidades tem como principal objetivo a promoção do desenvolvimento científico, tecnológico e industrial. Por meio dessa parceria, o Senai Cimatec, localizado em Salvador-BA, e o Senai Alagoas trabalharão em conjunto para a realização de programas de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). Além disso, será promovido o intercâmbio de informações e o compartilhamento de recursos como laboratórios e oficinas, fortalecendo o desenvolvimento da indústria alagoana.

    O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra de Andrade, destacou a importância da colaboração, lembrando que essa união começou com o programa “Conectando o Futuro: Avançando com ESG na Indústria”. Ele também destacou os avanços obtidos com o mapeamento de oportunidades em áreas como transição energética e economia circular, além de ressaltar a participação de grandes empresas nacionais, como Petrobras e BNDES durante o lançamento do programa. “Esse esforço é a comprovação de uma parceria sólida e duradoura para o desenvolvimento de negócios sólidos no estado”, declarou Lyra.

    O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Carlos Henrique Passos, reforçou a relevância da parceria como um exemplo de união entre os estados nordestinos, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento regional. Ele destacou que o Senai Cimatec é uma referência em inovação e desenvolvimento de capital humano. “Esta parceria é uma oportunidade de desenvolver as nossas indústrias e seus trabalhadores”, disse.

    Leone Peter, diretor-geral do Senai Cimatec, enfatizou que a colaboração fortalecerá a atuação da Rede Senai, gerando ganhos significativos para a educação profissional e para o setor industrial. Segundo ele, a parceria permitirá a oferta conjunta de soluções inovadoras, beneficiando tanto os cursos de qualificação quanto as demandas das indústrias locais.

    A assinatura foi acompanhada pelo vice-presidente da Fiea, José da Silva Nogueira Filho, pelo diretor regional do Senai e superintendente do Sesi/AL, Carlos Alberto Paes, pelas diretoras de Educação e Tecnologia, Cristina Suruagy, de Marketing e SSI, Cláudia Piatti, e de Gestão Estratégica, Nathália Romaguera, além de representantes da CNI e do setor empresarial.

  • Sesi inaugura nova Escola de Referência em Alagoas, com foco na educação inovadora

    Sesi inaugura nova Escola de Referência em Alagoas, com foco na educação inovadora

    O Serviço Social da Indústria (Sesi) de Alagoas inaugurou oficialmente, nesta segunda-feira (17/3), a Escola Sesi Centro Professor Abelardo Lopes, localizada no Centro de Maceió. Após investimento na modernização da estrutura, a unidade tornou-se uma Escola Sesi de Referência, a segunda da capital alagoana. A solenidade contou com a presença do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, e de diversas outras autoridades.

    Em seu discurso, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra de Andrade, destacou a importância histórica da instituição, que foi fundada em 1956, em um período de grande crescimento industrial em Alagoas. “Hoje, estamos diante de um marco. Uma escola que carrega décadas de história e que se reinventa para atender às demandas do futuro. O que era antigo torna-se moderno, o que já era referência, agora se fortalece com uma estrutura inovadora e com um ensino alinhado às exigências do século 21”, completou.

    O presidente da CNI, Ricardo Alban, ressaltou que a educação deve ser encarada como um instrumento para mudanças no Brasil. “A preocupação que nós temos com a educação é a mesma que o Brasil inteiro tem. O Sesi Nacional, com as escolas de referência, quer ser um catalisador. Nós não transformaremos a educação no Brasil sozinhos, mas, podemos ser um exemplo, para que as políticas públicas possam reconhecer o sucesso desse projeto”, afirmou Alban. Ele ainda ressaltou que a educação precisa ser lúdica e atrativa para os alunos, especialmente, em tempos de digitalização e desafios pedagógicos.

    A nova escola, que integra um dos projetos mais inovadores do Sesi no estado, oferece uma infraestrutura moderna, com salas temáticas, laboratórios de robótica e espaços dedicados à cultura maker. Além disso, o diferencial do novo modelo educacional está na aplicação de metodologias ativas de ensino e no alinhamento do currículo às práticas pedagógicas STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática), preparando os alunos para os desafios do mundo do trabalho.

    Ao final, o presidente da Fiea agradeceu a todos os envolvidos no projeto e finalizou com um apelo aos alunos: “Essa escola é para vocês. Ela oferece todas as ferramentas para que se desenvolvam e ampliem horizontes. Mas, acima de tudo, o sucesso dessa jornada depende do compromisso, esforço e dedicação de cada um de vocês. Que esta escola seja um espaço de oportunidades, crescimento e conquistas para todos!”.

    A entrega da nova escola contou com a presença de alunos, professores e de autoridades. Entre elas, o secretário de Educação de Maceió, Victor Soares Braga, o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Carlos Henrique Passos, o diretor-geral do Senai Cimatec, Leone Peter e o presidente da Ademi-AL, Osman Ramires. Pela CNI, participaram o diretor de Relações Institucionais, Roberto Muniz, o diretor de Comunicação, André Curvello, o superintendente de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Davi Bomtempo e o superintendente de Educação Básica do Sesi Nacional, Wisley Pereira.

    Pelo Sistema Fiea, prestigiaram a inauguração oficial o vice-presidente, José da Silva Nogueira Filho, o diretor regional do Senai e superintendente do Sesi/AL, Carlos Alberto Paes, as diretoras de Educação e Tecnologia, Cristina Suruagy, de Marketing e SSI, Cláudia Piatti, e de Gestão Estratégica, Nathália Romaguera.  além de representantes do setor industrial.    

  • Alagoas ganha estudo que aponta caminhos para uso sustentável da água na Indústria

    Alagoas ganha estudo que aponta caminhos para uso sustentável da água na Indústria

    A Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) e o Governo de Alagoas lançaram nesta segunda-feira (7/3) o estudo “Reuso de Efluentes para Abastecimento Industrial: Avaliação da Oferta e da Demanda no Estado de Alagoas”, que pode ser baixado ao clicar aqui. A cerimônia realizada no Palácio República dos Palmares, em Maceió-AL, marcou o início das atividades da Semana da Água, e de uma parceria que busca soluções sustentáveis para o uso da água no setor industrial. A pesquisa foi apresentada pelo professor da Universidade de São Paulo (USP), José Carlos Mierzwa.

    O acordo de cooperação firmado entre os setores público e privado, com duração de cinco anos, tem como objetivo identificar formas eficazes de reutilizar águas residuais tratadas, ou efluentes, na Indústria. Isso visa a reduzir a dependência de recursos hídricos convencionais, como a água potável, e promover práticas sustentáveis que garantam a preservação dos mananciais do estado.

    O presidente da CNI, Ricardo Alban, destacou a importância do estudo, enfatizando que a sustentabilidade é a palavra-chave do momento. “A sustentabilidade não é apenas um conceito, é uma prática que deve estar presente em todos os aspectos da nossa sociedade e, especialmente, na Indústria. Este estudo representa um passo importante para a conscientização sobre o uso da água de reuso em Alagoas, que é pioneiro em vários aspectos, como a concessão dos sistemas de água e esgoto”, afirmou Alban.

    As ações incluirão a participação ativa de empresas de saneamento, como Casal, BRK, Sanama, Verde Alagoas e Águas do Sertão, além da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh).

    O presidente da Fiea, José Carlos Lyra de Andrade, destacou que Alagoas está na vanguarda da busca por soluções estruturadas para garantir segurança hídrica e desenvolvimento sustentável. “A indústria tem feito sua parte para reduzir o consumo de água, adotando práticas como o reuso de efluentes e a dessalinização. O estudo que estamos lançando hoje servirá como um guia estratégico para as políticas públicas, permitindo que o estado se desenvolva de maneira mais sustentável”, explicou.

    O governador Paulo Dantas, por sua vez, enfatizou a relevância do estudo para a implantação de projetos concretos no estado. “Com esse material em mãos, teremos condições de aplicar projetos viáveis para reutilizar água na produção industrial. Isso vai ajudar na redução de custos, promover o desenvolvimento sustentável e contribuir para a preservação ambiental”, destacou o governador.

    O secretário da Semarh, Gino César, enalteceu o caráter inovador e colaborativo da parceria entre o governo e o setor produtivo. “Essa parceria é fundamental para garantir que o desenvolvimento do estado seja sustentável. O reuso de efluentes, já uma realidade em vários países, é uma solução que precisamos adotar com mais força, tanto para o meio ambiente quanto para a indústria”, afirmou César.

    O evento também contou com a presença de diversas autoridades, como o ministro dos Transportes, Renan Filho, o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Carlos Henrique Passos, o diretor de Relações Institucionais da CNI, Roberto Muniz, o diretor de Comunicação da CNI, André Curvello, o superintendente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI, Davi Bomtempo, o diretor-geral do Senai Cimatec, Leone Peter, o vice-presidente da Fiea, José da Silva Nogueira Filho, o diretor regional do Senai e superintendente do Sesi/AL, Carlos Alberto Paes e representantes do setor industrial.

  • Com benefícios exclusivos, Cartão Clínica Sesi será lançado ao público nesta segunda (17)

    Com benefícios exclusivos, Cartão Clínica Sesi será lançado ao público nesta segunda (17)

    A partir da próxima segunda-feira, 17 de março, trabalhadores da indústria, conveniados, estudantes das escolas Sesi e Senai, e a comunidade em geral terão acesso a uma novidade que promete transformar o atendimento em saúde. Lançado oficialmente nesta sexta-feira (14), durante evento realizado no Senai Poço, o Cartão Clínica Sesi chega para oferecer acesso a serviços médicos de alta qualidade, aliado a uma série de benefícios exclusivos.

    O superintendente do Sesi Alagoas, Carlos Alberto Paes, destacou a importância da participação de cada colaborador para garantir a excelência dos serviços da instituição. “O Sesi sempre atuou para fazer a diferença”, afirmou Paes, ressaltando a importância do trabalho em equipe para transformar a vida das pessoas e das indústrias atendidas pela entidade.

    Durante o evento, Cláudia Piatti, diretora de Segurança e Saúde para a Indústria (SSI) do Sesi Alagoas, enfatizou o impacto positivo da iniciativa. “Além de proporcionar vantagens com nossos parceiros, o cartão possibilitará que mais pessoas tenham acesso a serviços de saúde com a qualidade que o Sesi oferece”, destacou Piatti.

    O Cartão Clínica Sesi promete oferecer uma ampla gama de serviços médicos nas unidades do Sesi em Maceió (nos bairros Tabuleiro e Cambona) e Arapiraca (bairro Primavera). Essas unidades contam com infraestrutura moderna e profissionais altamente capacitados, garantindo atendimento de qualidade a preços acessíveis.

    Entre as vantagens oferecidas pelo cartão, destacam-se a isenção de taxa de adesão e mensalidade, descontos de 15% na primeira consulta, valores diferenciados para exames e consultas, além de acesso a um clube de parceiros. O Sesi também oferece preços especiais para serviços nas suas clínicas, com destaque para especialidades médicas, odontologia, fisioterapia e exames complementares, como raio-x, mamografia e eletrocardiograma.

    O Cartão Clínica Sesi será disponibilizado em quatro categorias, adaptadas aos diferentes perfis de beneficiários: Indústria, para trabalhadores da indústria e seus dependentes; Escola, voltado para alunos das redes Sesi e Senai e seus familiares; Convênio, destinado a trabalhadores de empresas conveniadas com o Sistema Fiea; e Cidadão, para a comunidade em geral que busca acesso a serviços de saúde de referência.

    As unidades Sesi em Alagoas serão os principais locais para adesão ao cartão. Para solicitar, basta procurar a clínica mais próxima e apresentar a documentação necessária. Para mais informações, a Central de Atendimento do Sesi está disponível pelo telefone (82) 2121-3030.