Autor: Wagner Oliveira

  • 1ª Corrida Nacional do Sesi movimenta Maceió no Dia do Trabalhador

    1ª Corrida Nacional do Sesi movimenta Maceió no Dia do Trabalhador

    Já está tudo pronto para a etapa Maceió da 1ª Corrida Nacional do Sesi, que acontecerá simultaneamente em todo o País, em 1º de maio, feriado do Dia do Trabalhador. Com 1.500 inscritos, a largada acontecerá às 16h, em frente à Casa da Indústria, no Farol, com percurso inédito pela Avenida Fernandes Lima.

    A corrida de rua reunirá atletas profissionais e amadores em provas de 5km e 10km, além de uma caminhada de 5km voltada para quem busca uma experiência mais leve. A prova contempla diferentes faixas etárias e níveis de condicionamento físico. A partir dos 14 anos, já é possível participar da corrida de 5 km, enquanto a de 10 km é destinada a maiores de 16 anos.

    Para os participantes com deficiência (PCD), haverá categoria exclusiva e premiação com troféus. Todos os atletas que completarem a prova receberão medalha, e os melhores colocados nas categorias geral, por faixa etária e da indústria serão premiados com troféus.

    A entrega dos kits acontecerá no dia 29 de abril, das 9h às 20h, na Vila Olímpica Albano Franco, localizada no bairro da Cambona. A organização reforça que não haverá entrega de kits no dia da prova, portanto, os participantes devem se programar para garantir seus materiais com antecedência. Na hora da retirada dos kits é necessário apresentar documento de identificação com foto e levar 2kg de alimento não perecível.

    Segundo a diretora de Marketing e de Saúde e Segurança do Sesi, Cláudia Piatti, a Corrida Nacional do Sesi vai além da competição. “É uma celebração do esporte, da saúde e da integração da comunidade, com estrutura completa, pontos de hidratação, suporte médico e estrutura para diversão de familiares que acompanharem os atletas”, afirma. As inscrições já estão encerradas.

    O evento é promovido pelo Conselho Nacional do Sesi conta com patrocínio da Caixa Econômica Federal (CEF), Sococo, Algás, Fika Frio, Telesil, Popular Alimentos, Engemat, Ibratin e Sindágua-AL, e apoio do Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Alagoas e da Prefeitura de Maceió.

  • 1ª formatura do UniSENAI Digital destaca inovação na educação a distância

    1ª formatura do UniSENAI Digital destaca inovação na educação a distância

    No dia 11 de abril de 2025, a Arena da Academia de Negócios da FIESC, em Florianópolis, foi palco de um momento marcante para a educação profissional: a cerimônia de colação de grau da primeira turma do UniSENAI Digital, uma iniciativa pioneira do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em nível nacional.

    A turma concluiu o Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, na modalidade EAD, utilizando recursos didáticos especialmente desenvolvidos para o novo modelo de graduação digital. 

    O curso teve duração de 2 anos e meio, com uma carga horária de 2.130 horas. A formatura marcou o encerramento de um ciclo e o início de novas trajetórias para os 20 formandos distribuídos por quatro estados brasileiros. De Santa Catarina, participaram estudantes de Florianópolis, Joinville, Jaraguá do Sul e Lages. Também colaram grau estudantes do Rio de Janeiro (capital), São Paulo (Campinas) e Minas Gerais (Contagem).

    A solenidade foi realizada em formato híbrido, com os estudantes participando de forma online e a mesa diretiva presente fisicamente na sede da FIESC. A transmissão foi aberta ao público e contou com a presença virtual de familiares, amigos e convidados de diferentes partes do Brasil, o que proporcionou um clima de emoção, pertencimento e conexão — mesmo à distância.

    O evento reforça o compromisso da instituição com a formação de profissionais preparados para os desafios do mercado, utilizando metodologias ativas, tecnologias educacionais e uma abordagem centrada no estudante, que valoriza a autonomia e o desenvolvimento de competências práticas.

    A primeira turma do UniSENAI Digital deixa seu legado: de confiança em um novo modelo, de adaptação e superação, e de pioneirismo na construção de um caminho que certamente será seguido por muitas outras.

    O que é o UniSENAI Digital?

    Lançado como uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o UniSENAI Digital é um modelo inovador de ensino superior tecnológico a distância. Com foco em metodologias ativas, recursos digitais de ponta e uma proposta pedagógica centrada no estudante, o programa busca ampliar o acesso à formação de qualidade, preparando profissionais para os desafios reais da indústria brasileira.

    Os cursos são desenvolvidos com apoio de tecnologias educacionais e estruturados para garantir flexibilidade, autonomia e o desenvolvimento de competências práticas, mantendo a excelência reconhecida da instituição no ensino profissional.

  • Reuso de água: Alagoas avança com parceria entre setor público e privado

    Reuso de água: Alagoas avança com parceria entre setor público e privado

    A Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) promoveu, nesta quarta-feira (23/04), um encontro com o objetivo de discutir a próxima fase do estudo “Reuso de Efluentes para Abastecimento Industrial: Avaliação de Oferta e da Demanda no Estado de Alagoas”. O documento foi lançado em março, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), Fiea e o Governo de Alagoas.

    A reunião, realizada no Observatório da Indústria, contou com a participação de representantes de diversos segmentos do setor público e privado, como a BRK Ambiental, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), a Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) e o Banco do Nordeste (BNB).

    A ideia é unir forças para transformar as diretrizes do estudo em ações práticas. O projeto visa tornar o reuso de efluentes uma alternativa viável e sustentável para o abastecimento industrial, promovendo o uso racional da água e preservando os recursos hídricos do estado.

    A especialista em Políticas e Indústria da CNI, Maria do Socorro Lima Castello Branco, destacou o pioneirismo de Alagoas nas concessões de saneamento, o que abriu caminhos para iniciativas sustentáveis como esta. “Alagoas foi o primeiro estado do Brasil a avançar nesse modelo. O nome do estado remete às suas lagoas, e é essencial que a população se aproprie dessa riqueza hídrica. A articulação aqui foi inédita. Temos todos os atores-chave trabalhando juntos, o que me dá muita esperança”, afirmou.

    O vice-presidente da Fiea, José da Silva Nogueira Filho, reforçou a urgência do tema diante da escassez hídrica que se acentua em várias regiões. “Água não é um bem infinito. Esse projeto mostra onde é possível utilizar a água de reuso, especialmente em regiões com dificuldade de captação, como o Sertão. O mais importante agora é manter a integração e acompanhar o desenvolvimento dessas ações”, declarou.

    O assessor técnico do Sistema Fiea, Júlio Zorzal, explicou que a reunião marca a transição do estudo teórico para a fase de implementação. “Nosso objetivo agora é operacionalizar o estudo, apresentando-o às principais empresas e instituições envolvidas. Sabemos que são investimentos de médio e longo prazo, mas já conseguimos, com o apoio da CNI, incluir o reuso de efluentes como prioridade no Fundo Clima, programa do governo federal de fomento à transição para a economia verde, o que representa um passo importante para viabilizar os projetos”, destacou.

    Para Wilson Luiz Bombo Junior, diretor operacional da BRK Alagoas, o reuso é uma alternativa viável e eficiente. “É uma solução que traz benefícios para todos: ajuda a população a lidar com a escassez e oferece à indústria uma fonte de água adequada às suas necessidades a um custo inferior ao da água potável”, disse.

    A diretora-presidente da Arsal, Camilla da Silva Ferraz, ressaltou o papel da regulação na consolidação do projeto. “A sinergia entre os órgãos públicos e privados é fundamental. Ainda não há uma regulação específica para o reuso de efluentes, mas ao unirmos forças, o caminho se encurta. Esse projeto é importante para toda a sociedade”, declarou.

    Com todos esses esforços convergindo, Alagoas dá um passo decisivo rumo a uma economia mais sustentável. O estudo está disponível no portal fiea.com.br/.

  • Alunas do Sesi Alagoas representam o Brasil em competição internacional de robótica nos EUA

    Alunas do Sesi Alagoas representam o Brasil em competição internacional de robótica nos EUA

    Três estudantes da Rede Sesi de Alagoas estão prestes a embarcar em uma jornada que pode transformar o presente e o futuro delas. Renata Porto da Silva, Anita Araújo de Almeida e Ariana Serpa Tomaz foram selecionadas para participar do Dean’s List, um dos prêmios mais prestigiados da competição internacional FIRST Robotics Competition, que acontece de 16 a 20 de abril, em Houston, nos Estados Unidos.

    As estudantes conquistaram a vaga durante o Festival Sesi de Robótica, realizado em março, em Brasília-DF, e agora vão representar o Brasil ao lado de outros dois estudantes brasileiros. A viagem conta com o acompanhamento da treinadora Gabriela Toledo e do coordenador de Robótica do Sesi Alagoas, Eduardo Monteiro. Anita é aluna da Escola Sesi Centro, enquanto Ariana e Renata estudam no Sesi Senai Benedito Bentes.

    Para Anita, a oportunidade é a realização de um sonho. “As minhas expectativas estão altíssimas. Participar de um campeonato nacional já foi grandioso. O internacional é um sonho. Espero que essa experiência me ajude no presente e também no futuro, para entrar numa faculdade ou no mercado de trabalho”, diz.

    Ela explica que, para chegar ao Mundial, passou por um processo seletivo rigoroso. “Começou com a elaboração de uma carta com sete perguntas sobre os projetos que desenvolvi, minhas habilidades e experiências dentro da FIRST. Depois, fiz uma entrevista com os juízes para compartilhar o que produzi durante a temporada”, detalha.

    Ariana também destaca a emoção de estar em um evento dessa magnitude. “Uma das coisas mais incríveis será conhecer Dean Kamen, fundador da FIRST. Ele transforma vidas, inclusive a minha. É muito gratificante poder conhecê-lo pessoalmente”, revela.

    Renata compartilha a empolgação. “Minha maior expectativa é conhecer pessoas e equipes do mundo todo. Houston sempre foi um sonho pra mim. Estou ansiosa para o grande almoço com os finalistas. Vai ser um evento inesquecível”, afirma.

    A treinadora Gabriela Toledo reforça o sentimento do grupo. “Estamos muito animados. Elas conquistaram essa vaga com muita garra e dedicação. A experiência internacional vai deixar um legado enorme. Além de competir, vamos trocar aprendizados com equipes do mundo todo. Vai ser riquíssimo”.

    A diretora da Escola Sesi Centro, Alessandra Damacena, também celebrou a conquista. “É um orgulho imenso. Essas estudantes representam o que a nossa metodologia promove: protagonismo, liderança e preparação para o futuro. Elas mostram que é possível sonhar alto e conquistar”.

    Dean’s List

    O Dean’s List reconhece estudantes que demonstram liderança, impacto comunitário e paixão pelos valores da FIRST. Mais do que uma premiação, é uma porta de entrada para universidades internacionais que buscam jovens com esse perfil.

  • Moda alagoana brilha na 33ª edição do Minas Trend em Belo Horizonte

    Moda alagoana brilha na 33ª edição do Minas Trend em Belo Horizonte

    A moda alagoana marcou presença na 33ª edição do Minas Trend, que ocorreu de 8 a 10 de abril, no BH Shopping, em Belo Horizonte/MG. O evento reuniu mais de 150 marcas expositoras dos segmentos de bolsas e calçados, joias e bijuterias, vestuário feminino e masculino, lingerie, beachwear, sleepwear e infantil – sendo 10 marcas alagoanas.

    Com a temática “Olhe. Olhe de novo.”, o Minas Trend convidou compradores, influenciadores, visitantes e expositores a explorarem a moda sob novas perspectivas, exaltando a criatividade, a inovação e as emoções despertadas pelo setor, gerando mais de R$ 30 milhões em vendas e negócios fechados e mais de cinco mil visitantes nos três dias de evento.

    Alagoas foi representada pelas marcas Acessore.me, Severa Fitness, Alana Tenório, Piskuila, Milka Pereira, Pontos e Contos, Artecer, Adriana Gomes, Fulô.A e Mimos de Dona Peró. As últimas quatro marcas compuseram o estande coletivo “Conceito Alagoas”, local de grande destaque no evento. Ao todo, as marcas alagoanas alcançaram um valor de aproximadamente R$ 1,5 milhão em vendas e negócios fechados, além de gerarem muito networking, ganharem maior visibilidade e consolidarem suas marcas no mercado.

    O presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário de Alagoas (Sindivest-AL), Francisco Acioli, destacou o orgulho com o sucesso das marcas alagoanas no evento. “Mais uma vez, nossas marcas voltam para casa com negócios fechados e muitas vendas realizadas. São 10 anos de parceria com o Minas Trend e a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg). E isso só é possível graças a grandes parceiros de longa data do sindicato, como a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), o Sebrae Alagoas e o Senai Alagoas, que impulsionam e valorizam a moda alagoana, dando oportunidades de levá-la para o mercado exterior”, disse.

    O superintendente do Sebrae/AL, Domício Silva, marcou presença no Minas Trend, acompanhando a abertura do evento e conhecendo de perto cada uma das marcas alagoanas presentes junto da coordenadora do artesanato do Sebrae/AL, Marina Gatto.

    “É muito bom ver empresas de Alagoas aqui, fazendo muito sucesso. A participação de Alagoas é muito importante no Minas Trend e isso fruto de parcerias com o Senai, com a Federação das Indústrias, com o Sebrae e com o sindicato [Sindivest], o Chico [Acioli] é um grande articulador dessa feira. É ótimo para nós que fazemos o Sebrae, não estar só participando da feira, mas apoiando essa iniciativa do sindicato e, sobretudo, apoiando de mãos dadas esses pequenos empresários mostrando o potencial do Estado de Alagoas”, afirmou.

    Proprietária da marca de moda fitness Severa – a única marca do setor presente no 33ª Minas Trend -, Vanessa Severo participa pela sexta vez da feira e destaca a oportunidade de evolução e de virada de chave para o seu negócio. “A coleção foi muito bem aceita aqui. […] Fechamos muitos negócios e foi uma edição maravilhosa para o crescimento da minha marca. Eu só tenho a agradecer pela oportunidade de mais uma vez estar aqui e ter pessoas que acreditam na moda alagoana e que fazem acontecer”, revelou.

    Em 2025, o Sindivest comemora uma parceria de 10 anos com o Minas Trend e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), levando a beleza, a cultura e a moda alagoana para a maior feira de negócios da moda da América Latina. A participação do Sindivest Alagoas no 33º Minas Trend ocorreu através do apoio da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) e do patrocínio do Sebrae Alagoas e Senai Alagoas.

    Próxima edição

    Em outubro, ocorrerá a 34ª edição do Minas Trend, com as tendências e lançamentos para o Outono/Inverno 2026. O Minas Trend é uma realização da Fiemg, com iniciativa da Câmara da Indústria de Insumos e Transformação do Vestuário, Calçados e Acessórios, Sesi e Senai, patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e apoio máster do Sebrae Minas.

  • Maceió dá passo estratégico para consolidar ecossistema de inovação

    Maceió dá passo estratégico para consolidar ecossistema de inovação

    Representantes do ecossistema de inovação da capital alagoana se reuniram na manhã desta quinta-feira (10), na Casa da Indústria, em Maceió. O objetivo do encontro foi integrar diferentes secretarias municipais e entidades parceiras para alinhar as ações do projeto que visa estruturar o ecossistema de inovação na cidade.

    Segundo Júlio Zorzal, assessor técnico do Sistema Fiea, a iniciativa busca sensibilizar e integrar os diversos atores que serão fundamentais para o sucesso do projeto. “Estamos aqui com a Maceió Digital, Maceió Invest, Secretaria de Inovação, de Planejamento, entre outras instituições. O objetivo é criar um alinhamento claro do conceito do projeto, para que a estrutura final seja integrada e gere o impacto esperado para a cidade”, explicou.

    A proposta é desenvolver um ecossistema de inovação voltado para o empreendedorismo, a formação de pessoas e fortalecimento de polos estratégicos nas áreas de tecnologias ambientais, economia do mar, descarbonização, mobilidade urbana, urbanismo e educação. Esses polos dialogam entre si, criando sinergias que contribuem para um ambiente propício à inovação e ao desenvolvimento sustentável.

    Rodrigo Rossiter, presidente do Maceió Digital, destacou a importância da iniciativa. “Estamos desenvolvendo polos voltados para economia criativa, sustentabilidade e tecnologia. A parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas é essencial, e estamos confiantes no sucesso do projeto”, afirmou.

    O cronograma do projeto prevê a realização de três oficinas fundamentais para a construção do modelo de negócio do ecossistema. A primeira está marcada para os dias 5 e 6 de maio, e as demais entre os dias 21 e 23 do mesmo mês, todas na Casa da Indústria. A expectativa é que a entrega da primeira fase ocorra até 30 de junho.

    Os principais beneficiários do projeto serão a sociedade em geral, com foco especial em micro e pequenas empresas, alunos da rede pública municipal e trabalhadores da indústria local. A meta é tornar Maceió um ambiente favorável à criação de negócios inovadores, sustentáveis e geradores de emprego e renda.

    A reunião teve as presenças da diretora de Educação e Tecnologia do Sesi Senai em Alagoas, Cristina Suruagy; do presidente do Iplan, Antônio Carvalho; do secretário da Sedciti, Sérgio Túlio e da subsecretária, Laura Mesquita; do presidente da Maceió Investe, Yuri Pontes; entre outros convidados.

  • Faturamento, horas trabalhadas na produção e emprego industrial avançam em fevereiro, diz CNI

    Faturamento, horas trabalhadas na produção e emprego industrial avançam em fevereiro, diz CNI

    O faturamento real da indústria aumentou 1,6% entre janeiro e fevereiro, mostram os Indicadores Industriais, divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta segunda-feira (7). Com isso, a receita bruta das empresas do setor, descontada a inflação, acumula alta de 5,5% em 2025, em relação a dezembro de 2024. 

    De acordo com a pesquisa, o número de horas trabalhadas na produção subiu 2%, em fevereiro. Assim como o faturamento, o indicador cresceu pelo segundo mês consecutivo. Em 2025, o número de horas trabalhadas na produção acumula alta de 3,3%. 

    “O resultado é bastante positivo, sobretudo porque 2024 foi um bom ano para a indústria, em que a demanda por bens industriais cresceu significativamente, o que puxou a atividade do setor. Como em 2025 há expectativa de menor demanda e desaceleração da atividade industrial, a alta do faturamento e do número de horas trabalhadas até aqui são mais fortes do que esperávamos”, avalia Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI. 

    Em fevereiro, a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) da indústria permaneceu em 78,9%, considerando a série livre de efeitos sazonais. Em relação ao mesmo mês do ano passado, a UCI recuou 0,6 ponto percentual. 

    Emprego sobe acima do esperado, mas rendimento médio e massa salarial caem

    O emprego industrial segue trajetória de alta. Na passagem de janeiro para fevereiro, os postos de trabalho do setor aumentaram 0,4%. Em 2025, o emprego industrial acumula alta de 0,8%. “Embora 0,4% seja um percentual baixo, trata-se de um crescimento significativo quando falamos de uma evolução mensal do emprego”, pontua Marcelo Azevedo. 

    Apesar disso, a massa salarial da indústria e o rendimento médio do trabalhador caíram. O primeiro recuou 0,6%, acumulando queda de 1,4% nos dois primeiros meses do ano em relação ao mesmo período do ano passado. 

    O segundo caiu 1% na passagem de janeiro para fevereiro e totaliza 4,1% de recuo no primeiro bimestre de 2025 frente ao primeiro bimestre de 2024.  

  • Sistema Fiea apresenta programa ‘Cidade do Amanhã’ a prefeitos alagoanos na AMA

    Sistema Fiea apresenta programa ‘Cidade do Amanhã’ a prefeitos alagoanos na AMA

    Na manhã desta segunda-feira (07/04), o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra de Andrade, foi recebido na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), em Maceió, para apresentar o programa “Cidade do Amanhã – Sesi Senai” aos prefeitos.

    Acompanhado por uma equipe técnica do Sistema Fiea, José Carlos Lyra destacou que a aproximação entre os municípios e as entidades do Sistema Indústria é estratégica para transformar realidades locais. “O estado é formado pelos municípios, e é neles que o desenvolvimento precisa acontecer. A Casa da Indústria está de portas abertas para ouvi-los e colaborar com soluções sob medida”, afirmou.

    Compuseram a mesa do evento o presidente da AMA e prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão; o vice-presidente da AMA e prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas; e o presidente da União dos Vereadores de Alagoas (Uveal), Neto Bonfim. A comitiva do Sistema Fiea contou com o superintendente do Sesi e diretor regional do Senai, Carlos Alberto Paes; a diretora de Educação e Tecnologia do Sesi Senai, Cristina Suruagy; a diretora de Marketing e SSI, Cláudia Piatti; gerentes e coordenadores das entidades.

    Durante a apresentação, Cristina Suruagy detalhou os três pilares do Cidade do Amanhã: Capacita, Empreende e Lidera. Entre outros benefícios, as iniciativas visam a oferecer cursos técnicos de curta duração adaptados às vocações econômicas de cada município, estimular o empreendedorismo local com apoio técnico e mentorias, além de fortalecer a gestão educacional por meio da revisão dos Planos Municipais de Educação (PME) e do uso estratégico de dados.

    “O Sesi e o Senai oferecem soluções educacionais alinhadas às demandas de cada território, com foco na empregabilidade e no desenvolvimento sustentável”, explicou Cristina. Ela também destacou que Alagoas se destaca no cenário nacional com o melhor desempenho do Senai em avaliações e um índice de 86% de empregabilidade entre seus egressos, e conta com o 1º Hub Senai do país para promover o empreendedorismo inovador.

    Marcelo Beltrão elogiou a iniciativa e ressaltou a relevância da parceria com o Sistema Fiea. “As ações do Sesi e Senai têm sido fundamentais na formação de mão de obra e na geração de renda. O programa de gestão escolar do Sesi, por exemplo, é essencial para a captação de recursos do novo Fundeb”, afirmou.

    Com estrutura física, técnica e metodológica presente em todo o estado, por meio das unidades em Maceió e Arapiraca, além das unidades móveis, o Sistema Fiea se coloca como um parceiro estratégico para os municípios, oferecendo soluções que dialogam com as necessidades reais das comunidades.

  • Benefícios exclusivos do Cartão Clínica Sesi chegam a trabalhadores da Ducamp

    Benefícios exclusivos do Cartão Clínica Sesi chegam a trabalhadores da Ducamp

    O Dia da Cultura Ducamp, realizado no último dia 22/3, contou com uma importante ação do Sesi, que levou diversas atividades de bem-estar para os colaboradores da indústria. Durante o evento, mais de 30 funcionários da empresa foram beneficiados com o Cartão Clínica Sesi, que garante acesso a serviços médicos de qualidade a preços acessíveis nas Clínicas Sesi, além de uma série de benefícios nos parceiros do Sesi Saúde.

    A programação foi diversificada, incluindo aula de alongamento, apresentação teatral sobre prevenção e segurança no ambiente de trabalho, e um mutirão para a emissão dos cartões. De acordo com Mônica Vieira, gerente comercial do Sistema Fiea, essa foi a primeira indústria a receber a iniciativa, e a adesão foi um sucesso.

    “Emitimos mais de 30 cartões para os colaboradores da Ducamp. Foi um momento especial, o evento durou o dia inteiro e proporcionou conhecimento e bem-estar aos trabalhadores. O Sesi levou uma experiência completa, unindo informação, prevenção e um benefício concreto, que é o cartão”, destacou Mônica.

    O empresário Arthur Vasconcelos, da Ducamp, também ressaltou a importância da iniciativa. “O Sesi trouxe uma temática bem significativa, que é a segurança, de forma lúdica e participativa, facilitando a compreensão, com uma apresentação teatral, mostrando a importância de uma empresa que valoriza seus colaboradores. Além disso, o cartão foi entregue na hora, com explicações detalhadas sobre o clube de vantagens. A equipe do Sesi conduziu tudo de forma leve e interativa, com teatro e momentos de tira-dúvidas. Isso tornou o evento ainda mais especial”, afirmou.

    O Cartão Clínica Sesi permite o acesso a serviços médicos nas clínicas do Sesi em Maceió (Tabuleiro e Cambona) e Arapiraca (Primavera). As clínicas contam com infraestrutura moderna e profissionais qualificados, além de várias especialidades médicas, exames, odontologia e reabilitação. Entre as vantagens do cartão, estão a isenção de taxa de adesão e mensalidade, descontos na primeira consulta, valores diferenciados para exames e consultas, além de acesso a um clube de parceiros, que inclui descontos em farmácias, óticas.

    Empresários interessados em proporcionar esse benefício aos seus colaboradores podem solicitar uma ação do Sesi. Para mais informações, a Central de Atendimento do Sesi está disponível pelo telefone (82) 2121-3030.

  • Estudo sobre reuso de efluentes na indústria já está disponível no portal da Fiea

    Estudo sobre reuso de efluentes na indústria já está disponível no portal da Fiea

    A Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) disponibilizou em seu portal o estudo “Reuso de Efluentes para Abastecimento Industrial: Avaliação da Oferta e da Demanda no Estado de Alagoas”.

    O material pode ser acessado pelo endereço fiea.com.br/reuso-de-efluentes/. No mesmo link foram disponibilizados painéis BI (Business Intelligence), em que o internauta pode organizar e visualizar os dados da pesquisa de forma a facilitar a análise.

    O estudo foi lançado no dia 7 de março, em uma cerimônia no Palácio República dos Palmares, em Maceió-AL. O projeto resulta de uma parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Fiea e o Governo de Alagoas, com o objetivo de encontrar soluções sustentáveis para o uso da água no setor industrial.

    A pesquisa avalia a oferta e a demanda de efluentes tratados para abastecimento industrial, reduzindo a dependência de recursos hídricos convencionais e garantindo práticas mais sustentáveis. Empresas de saneamento e órgãos ambientais estaduais também participam da iniciativa.

    O estudo é considerado um guia estratégico para políticas públicas voltadas à segurança hídrica e ao desenvolvimento sustentável do estado.